terça-feira, 21 de maio de 2013


O artigo INCLUSÃO ESCOLAR: Um desafio entre o ideal e o real, da autora Marilú Mourão Pereira, nos proporciona uma leitura abrangente , pois aborda temas diversificados , como os documentos das políticas de inclusão, o papel do professor numa proposta inclusiva e quais os desafios que comprometem o seu fazer pedagógico.
Mas o que é de fato a inclusão? O que leva as pessoas a terem entendimentos e significados tão diferentes? Esses artigo nos propõe uma análise e uma reflexão acerca da Inclusão Escolar e ao verdadeiro sentido que atribuímos à educação como direito de todos.
Sabemos que as mudanças são fundamentais para inclusão, mas exige esforço de todos possibilitando que a escola possa ser vista como um ambiente de construção de conhecimento, deixando de existir a discriminação de idade e capacidade. Quer saber mais sobre esse artigo ? Acesse o link abaixo.Boa leitura!

INCLUSÃO ESCOLAR: Um desafio entre o ideal e o real.  (http://(http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/2284/inclusao-escolar-um-desafio-entre-o-ideal-e-o-real#ixzz2TIMEB626))

 Referências:

MEC - Ministério de Educação - Secretaria de Educação Especial ­POlÍTICA NACIONAl DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, Brasília MEC - SEEDSP 1994.
Montoam, Maria Tereza Eglér e colaboradores, INTEGRAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - editora Memnon edições científicas Itda, 1997.
Mídia e Deficiência - Brasília Andi, Fundação Banco do Brasil 2003- série diversidade.
Ministério da Justiça - DECLARAÇÃO DE SALAMANCA E LINHA DE AÇÃO SOBRE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS - Brasília, corde, 1997.
Congresso Nacional - lei de Diretíizes e Bases da Educação Nacional, 1996.
Congresso Nacional - Constituição da República Federativa do Brasil ­Brasília - Senado Federal, 1988.
Conselho Nacional de Educação - Câmara de Educação Básica ­Resolução CNE/CNB n.2 de 11 de setembro de 2001 - Brasília.
Figueira, E. A Imagem do Portador de Deficiência Mental na Sociedade e nos Meios de Comunicação - Ministério da Educação - Secretaria de Educação Especial.
YUS, Rafael - Educação Especial Uma Educação Holística para o séc XXI, Tradução. Daisy Vaz de Moraes - Porto Alegre, ARTIMED, 2002.
Poso, Juan Ignácio - Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem Juan Ignácio Pozo; trad. Emani Rosa - Porto Alegre: Artmed 2002.
Referenciais para Construção de Sistemas Educacionais Inclusivos-Fundamentação Filosóficos a História a Formação-EDUCAÇÃO INCLUSIVA Direito à Diversidade-curso de Formação de Gestores e Educadores.

Um comentário:

  1. Luciara, seu texto é muito bom.Quando nos pergunta: O que é de fato inclusão? Sabemos que é muito complexo, e necessário se faz, cada um de nós conhecer para que possamos refletir e nos conscientizarmos da importância da inclusão. É nós que precisamos nos incluir no novo sistema. Espero que cada um faça a sua parte e dê o que de melhor tiver.

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