A Pedagogia da Educação on line,
caracteriza-se como um conjuntos de ações de ensino-aprendizagem,
que rompe com o modelo pedagógico adotados tradicionalmente
(refiro-me ao modelo obrigatoriamente presencial). Propõe modelos
pedagógicos específicos e novos desafios à educação.
No modelo de curso on line, o aluno depara-se com a necessidade de constitui-se autor de sua própria aprendizagem, uma vez que assumi uma postura reflexiva e crítica, de atuação, de busca de conhecimento e de troca, de construção de aprendizagem decorrente de um processo maduro e coletivo. Na modalidade de curso citada, o aluno-cursista exercita a capacidade administrativa (em relação ao tempo disponibilizado), gerencial (execução de tarefas destinadas e que devem ser realizadas a contento) e relacional (interação coletiva gerida com autonomia e acima de tudo respeito aos demais colegas que expõem pontos de vista que diferem dos seus).
O Educador assume, nessa modalidade de ensino, um papel fundamental de articulador de conteúdo e relações, de construtor de uma rede de informações e orientações que se cruzam e apontam para objetivos propositalmente elaborados por eles. Organização, acompanhamento, coordenação, são funções primordiais do professor num “Bom curso a distancia”. Estímulo, criatividade, disponibilidade também devem ser acrescidas às qualidades do professor.
Somos sabedores do grande desafio que é manter a atenção e o interesse dos alunos de sala regular de ensino, portanto acredito que um aspecto fundamental da Educação on line seja a motivação e o interesse do participante do curso. Ao professor cabe o desafio de superar-se criando metodologias e práticas inovadoras. Segundo o autor José Manuel Moran “é difícil manter a motivação no presencial e muito mais no virtual, se não envolvermos os alunos em processos participativos, afetivos, que inspirem confiança...”
No modelo de curso on line, o aluno depara-se com a necessidade de constitui-se autor de sua própria aprendizagem, uma vez que assumi uma postura reflexiva e crítica, de atuação, de busca de conhecimento e de troca, de construção de aprendizagem decorrente de um processo maduro e coletivo. Na modalidade de curso citada, o aluno-cursista exercita a capacidade administrativa (em relação ao tempo disponibilizado), gerencial (execução de tarefas destinadas e que devem ser realizadas a contento) e relacional (interação coletiva gerida com autonomia e acima de tudo respeito aos demais colegas que expõem pontos de vista que diferem dos seus).
O Educador assume, nessa modalidade de ensino, um papel fundamental de articulador de conteúdo e relações, de construtor de uma rede de informações e orientações que se cruzam e apontam para objetivos propositalmente elaborados por eles. Organização, acompanhamento, coordenação, são funções primordiais do professor num “Bom curso a distancia”. Estímulo, criatividade, disponibilidade também devem ser acrescidas às qualidades do professor.
Somos sabedores do grande desafio que é manter a atenção e o interesse dos alunos de sala regular de ensino, portanto acredito que um aspecto fundamental da Educação on line seja a motivação e o interesse do participante do curso. Ao professor cabe o desafio de superar-se criando metodologias e práticas inovadoras. Segundo o autor José Manuel Moran “é difícil manter a motivação no presencial e muito mais no virtual, se não envolvermos os alunos em processos participativos, afetivos, que inspirem confiança...”
Luciara, muito bacana a sua iniciativa de postar
ResponderExcluirdicas de sites e filmes que além de enfocar sobre deficiências,abordam o tema, para que o professos possa estar mais preparado para sua atuação em uma prática inclusiva.Beijos.
Luciara,
ResponderExcluirTemos aprendido muito com essa disciplina EAD, com a interação no mundo digital, é um grande desafio, temos mesmo que inovar nossas metodologias e práticas, percebo sua desenvoltura ao criar um blog tão lindo. Parabéns. Mércia.