sábado, 3 de agosto de 2013

A importância da elaboração do plano de ação na sala de recurso multifuncional( SRM)







As atribuições do professor da sala de recurso multifuncional  são especificas, e devem acima de tudo, contribuir para a autonomia das crianças com deficiências na construção do conhecimento, favorecendo aprendizado e desenvolvimento necessário à superação das dificuldades. Elaborar, produzir e organizar recursos pedagógicos, levando-se em consideração as especificidades do aluno , assim como elaborar e executar o plano de atendimento educacional especializado AEE , entre outras funções, é de responsabilidades do professor da SRM.
Desenvolver parcerias com a família, conhecer as particularidades da criança com deficiência, suas dificuldades, desejos, habilidades, preferências e potencialidades, assim como interagir com os professores da sala regular, da recreação e da informática e acompanhar o aluno nos demais espaços escolares, possibilita ao professor da SRM registrar informações e observações de fundamental importância para a elaboração do plano de ação especifico para cada aluno. Possibilita também , a definição do objetivo a ser alcançado, da  metodologia adequada e dos instrumentos a ser utilizado,  que poderão ser construidos, adquiridos ou adequados de acordo com a necessidade do aluno. 
A elaboração do plano de AEE pressupõe uma ação investigativa e bastante criteriosa, acerca dos problemas que limitações o desenvolvimento, seja cognitivo, motor, de aprendizagem, social, de linguagem, ou afetivo do aluno, portanto é de fundamental importância o rigor na organização e elaboração deste.
Ao concluir as etapas do plano (apresentação do problema, esclarecimento do problema, identificação da natureza do problema e resolução do problema) as informações contidas darão suporte e nortearão o fazer pedagógico do professor no AEE e consequentemente contribui para o desenvolvimento da aprendizagem. O professor deve reavaliar periodicamente o plano de atendimento , pois partindo da necessidade do aluno, novos ajustes devem ser realizados.

3 comentários:

  1. Concordo com você. Concluí que o professor do AEE não está e nem pode ficar sozinho. claro que ele tem atribuições específicas devido à propria formação. A comunidade escolar deve ser parceira contínua no processo de ensino e aprendizagem do aluno com deficiência favorecendo à inclusão dos mesmos. é uma troca. os pais são peças fundamentais, pois são eles que repassam informações que irão refletir no estuede de caso e no plano de AEE propriamente dito.

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  2. Luciara, suas colocações foram esclarecedoras, percebe-se que realmente a questão do papel do professor, a sala de recursos(SRM, o estudo de casa e a elaboração do plano são fundamentais para que a inclusão aconteça possibilitando os alunos aprendizagem e autonomia.

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  3. Penso como vc Lu,qdo se refere ao prof d AEE,acredito na inclusão,como acredito tb que o professor do AEE é o grande diferencial na proposta da inclusão do aluno com deficiência. Concordo com o cometário d Well,n podemos ficar sozinhos,temos que construir parcerias,principalmente com a família. Adiante! Bjim!

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