As atribuições
do professor da sala de recurso multifuncional são especificas, e devem acima de tudo, contribuir
para a autonomia das crianças com deficiências na construção do conhecimento,
favorecendo aprendizado e desenvolvimento necessário à superação das
dificuldades. Elaborar, produzir e organizar recursos pedagógicos,
levando-se em consideração as especificidades do aluno , assim como elaborar e
executar o plano de atendimento educacional especializado - AEE , entre outras funções, é de
responsabilidades do professor da SRM.
Desenvolver parcerias com
a família, conhecer as particularidades da criança com deficiência, suas dificuldades,
desejos, habilidades, preferências e potencialidades, assim como interagir com
os professores da sala regular, da recreação e da informática e acompanhar o
aluno nos demais espaços escolares, possibilita ao professor da SRM registrar informações e observações de fundamental importância para a elaboração do plano de ação especifico
para cada aluno. Possibilita também , a definição do objetivo a ser alcançado, da metodologia adequada e dos instrumentos a ser utilizado, que poderão ser construidos, adquiridos ou adequados de acordo com a necessidade do aluno.
A elaboração do plano de
AEE pressupõe uma ação investigativa e bastante criteriosa,
acerca dos problemas que limitações o desenvolvimento, seja cognitivo, motor,
de aprendizagem, social, de linguagem, ou afetivo do aluno, portanto é de
fundamental importância o rigor na organização e elaboração deste.
Ao
concluir as etapas do plano (apresentação do problema, esclarecimento do
problema, identificação da natureza do problema e resolução do problema) as
informações contidas darão suporte e nortearão o fazer pedagógico do professor
no AEE e consequentemente contribui para o desenvolvimento da aprendizagem. O professor deve reavaliar
periodicamente o plano de atendimento , pois partindo da necessidade do aluno, novos
ajustes devem ser realizados.
Concordo com você. Concluí que o professor do AEE não está e nem pode ficar sozinho. claro que ele tem atribuições específicas devido à propria formação. A comunidade escolar deve ser parceira contínua no processo de ensino e aprendizagem do aluno com deficiência favorecendo à inclusão dos mesmos. é uma troca. os pais são peças fundamentais, pois são eles que repassam informações que irão refletir no estuede de caso e no plano de AEE propriamente dito.
ResponderExcluirLuciara, suas colocações foram esclarecedoras, percebe-se que realmente a questão do papel do professor, a sala de recursos(SRM, o estudo de casa e a elaboração do plano são fundamentais para que a inclusão aconteça possibilitando os alunos aprendizagem e autonomia.
ResponderExcluirPenso como vc Lu,qdo se refere ao prof d AEE,acredito na inclusão,como acredito tb que o professor do AEE é o grande diferencial na proposta da inclusão do aluno com deficiência. Concordo com o cometário d Well,n podemos ficar sozinhos,temos que construir parcerias,principalmente com a família. Adiante! Bjim!
ResponderExcluir