
De
que forma o uso dos Recursos Informatizados influenciam no processo de
aquisição de conhecimentos, principalmente em pessoas com deficiências? Como se
dá a interação com estas máquinas? Numa abordagem Inclusiva, o uso da informática como
instrumento pedagógico e de acessibilidade , possibilita um novo paradigma
educacional, uma nova forma de se olhar e trabalhar o aluno com deficiências
pois "procura aumentar as capacidades funcionais e assim promover a
independência e a autonomia de quem as utiliza”. (MELO, 2007, p. 94).
O computador representa uma ferramenta atrativa,
significativa, evidenciadora de habilidades e interesses, tendo em vista que os
recursos oferecidos pela informática podem ser facilmente adaptados ao nível
intelectual e ás necessidades especificas do aluno com deficiência, e, portanto
constitui-se uma ferramenta da tecnologia assistiva.
Entende-se por Tecnologia Assistiva ( TA) todo arsenal de recurso e serviços que
contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com
deficiência e, consequentemente promover vida independente e inclusão (MEC,
2006).


Nos aspectos cognitivos favorece a resolução de
problemas, lógica-matemática, capacidade de síntese, leitura e escrita. Emocional possibilita o desenvolvimento
da autoestima, autonomia e independência, estabelece limites, controla a
ansiedade, rapidez de interpretação e resposta e a organização na realização
das tarefas.
Os softwares podem se apresentar de duas
formas: abertos ou fechados. Os softwares fechados são aqueles em que não há
intervenção da criança, apenas participação nas ações já previamente
estabelecidas. Neles, encontramos jogos e desafios. O jogo, por exemplo, gera
prazer e interesse, ao mesmo tempo auxilia na aquisição do autoconhecimento,
ensina a lidar com símbolos e a pensar por analogia. A criança passa a entender
regras e aprende a lidar com elas. Ele trabalha a formação de conceitos e de
desenvolvimento de habilidades.
![]() |
Existe uma enorme quantidade de recursos físicos,
ou seja, hardware, adaptados para atender aos portadores de deficiência
física que possuem, por exemplo, dificuldades de locomoção e de limitação de
certos movimentos. De modo simplificado, podem-se classificar em:
1.
Adaptações físicas ou órteses - são todos os aparelhos ou adaptações fixadas e
utilizadas no corpo do aluno e que facilitam a interação do mesmo com o
computador. Exemplos: capacete com ponteira e pulseira de pesos.
2.
Adaptações de hardware – de modo geral, todos os aparelhos ou adaptações
presentes nos componentes físicos do computador, nos periféricos, ou
mesmo,quando os próprios periféricos, em suas concepções e construção, são
especiais e adaptados. Exemplo: as adaptações de
teclado e do mouse.
3.
Softwares especiais de acessibilidade, tais como Logo, Hagaquê, Internet,
aplicativos do Office.
![]() | |
O
uso da Tecnologia na Educação Inclusiva é além de importante, necessária ,
pois possibilita à pessoa com deficiência oportunidades de aprendizagem, de socialização, enfim , de qualidade de vida.
Referências bibliográficas
COSTA, Maria Luiza Andreozzi.
Piaget e a Intervenção Psicopedagógica, São Paulo: Editora Olho d’agua, 2002.
FERNANDEZ, Alicia. A Inteligência
Aprisionada: Abordagem Psicopedagógica Clínica da Criança e Sua Família, Porto
Alegre: Artmed Editora, 1991.
MACHADO, N.J. Epistemologia e
didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. São
Paulo: Cortez Editora, 1996.
VIEIRA, Fábia Magali Santos. A
Utilização das Novas Tecnologias na Educação numa Perspectiva Construtivista.
22? Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros Núcleo de Tecnologia
Educacional – MG7 – ProInfo – MEC
VITORINO, Janete Leony.O trabalho
psicopedagógico e a aprendizagem segundo a abordagem Vygotskyana.
WEISS, Alba Maria Lemme, CRUZ,
Mara Lúcia R. M. da. A Informática e os Problemas Escolares de Aprendizagem,
Rio de Janeiro: DP&A editora, 2001
WEISS, Maria Lúcia L.
Psicopedagogia Clínica: uma Visão Diagnóstica 14°edição, Porto Alegre: Artes
Médicas, 1994.
Nenhum comentário:
Postar um comentário