“O modelo dos modelos”
Italo Calvino
Diariamente
convivemos, em nossos lares e nos meios sociais, com padrões diferenciados de
pessoas, pensamentos, beleza, ideias, preferências, habilidades e dificuldades.
Supor uma homogeneidade é no mínimo ilusório ou ideológico. Entretanto nossas
escolas ainda buscam por padrões/modelos estabelecidos e homogeneizados de
alunos, onde todos aprendam igualmente com os mesmos recursos e metodologias preestabelecidos ou definidos.
A escola
constitui-se um laboratório vivo das diferenças e, refletir sobre essa
diversidade e como desenvolver pratica pedagógicas que contemple a TODOS sem
discriminação, constitui-se o grande desafio da atualidade da educação
brasileira. A escola se diz despreparada para atender as especificidades dos
alunos, mas quando estará preparada?
O texto
“Modelo dos modelos“ de Ítalo Calvino nos permite refletir acerca dos
estabelecimentos desses modelos, fazendo uma analogia entre a educação ao longo
da história e o personagem denominado Senhor Palomar. Assim escreve que ...
Diariamente convivemos, em nossos lares e nos meios sociais, com padrões diferenciados de pessoas, pensamentos, beleza, ideias, preferências, habilidades e dificuldades. Supor uma homogeneidade é no mínimo ilusório ou ideológico. Entretanto nossas escolas ainda buscam por padrões/modelos estabelecidos e homogeneizados de alunos, onde todos aprendam igualmente com os mesmos recursos e metodologias preestabelecidos ou definidos.
" Houve na vida do senhor Palomar uma época em que sua regra era esta: primeiro, construir um modelo na mente, o mais perfeito, lógico, geométrico possível; segundo, verificar se tal modelo se adapta aos casos práticos observáveis na experiência; terceiro, proceder às correções necessárias para que modelo e realidade coincidam.[..] Mas se por um instante ele deixava de fixar a harmoniosa figura geométrica desenhada no céu dos modelos ideais, saltava a seus olhos uma paisagem humana em que a monstruosidade e os desastres não eram de todo desaparecidos e as linhas do desenho surgiam deformadas e retorcidas".
A chegada de
alunos com deficiências nas escolas regulares ocasionou um desequilíbrio nos
conceitos de normalidade e padronização nas escolas. Refletir acerca do papel
do professor comprometido com Inclusão de alunos com deficiências nas escolas
de ensino regular e romper com modelos estabelecidos e pré-definidos.
A Política
Nacional de Educação Especial na perspectiva de Educação inclusiva ( 2008) foi
elaborada segundo o preceito de uma escola onde todos os alunos tem a
possibilidade de aprender, levando-se em considerações suas aptidões e
capacidades,onde as novas práticas de ensino visam a atender as especificidades
dos alunos, eliminando as ações segregadoras e apontando para a reinvenção de
possibilidades e fazer pedagógico.
" A regra do senhor Palomar foi aos poucos se modificando: agora já desejava uma grande variedade de modelos, se possível transformáveis uns nos outros segundo um procedimento combinatório, para encontrar aquele que se adaptasse melhor a uma realidade que por sua vez fosse feita de tantas realidades distintas, no tempo e no espaço. [...] Analisando assim as coisas, o modelo dos modelos almejado por Palomar deverá servir para obter modelos transparentes, diáfanos, sutis como teias de aranha; talvez até mesmo para dissolver os modelos, ou até mesmo para dissolver-se a si próprio."
Nesse
contexto, o Atendimento Educacional Especializado - AEE, enquanto serviço da
Educação Especial encarrega-se em elaborar, selecionar e organizar recursos
pedagógicos e de acessibilidade para a plena participação dos alunos com
deficiências, considerando suas especificidades (SEESP/MEC, 2008).
Nesse contexto, o Atendimento Educacional Especializado - AEE, enquanto serviço da Educação Especial encarrega-se em elaborar, selecionar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade para a plena participação dos alunos com deficiências, considerando suas especificidades (SEESP/MEC, 2008).
" Neste ponto só restava a Palomar apagar da mente os modelos e os modelos de modelos. Completado também esse passo, eis que ele se depara face a face com a realidade mal padronizável e não homogeneizável, formulando os seus “sins”, os seus “nãos”, os seus “mas”. Para fazer isto, melhor é que a mente permaneça desembaraçada, mobiliada apenas com a memória de fragmentos de experiências e de princípios subentendidos e não demonstráveis. Não é uma linha de conduta da qual possa extrair satisfações especiais, mas é a única que lhe parece praticável".
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