quarta-feira, 28 de maio de 2014


ATIVIDADE DE BAIXA TECNOLOGIA PARA TRABALHAR COM ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA ( TEA)

 



Com o objetivo de elaborar de forma oral a historia infantil “os três porquinhos” na Sala de Recurso Multifuncional (SRM), a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) propôs uma atividade lúdica de baixa tecnologia com cartões imagéticos de personagens e demais objetos que compõem o tema escolhido. A proposta além do reconto oral, seria também de selecionar e organizar os cartões na sequência dos acontecimentos e relacionar personagens ou objetos à palavra escrita. A aluna , desta atividade, esta no 2º ano de ensino fundamental I, no turno da manhã de uma escola do município de Fortaleza. Possui diagnóstico de pessoa com TEA ( TGD) , com CID 10 F 84.


Em sala de aula regular participa da rotina das rodinhas, leitura e das atividades desenvolvidas de modo em geral. Durante o recreio interage com os colegas e dá preferência ao brincar no parquinho. Em relação aos aspectos pedagógicos a aluna consegue escrever o seu nome utilizando a letra bastão, sem o auxílio da ficha modelo. Encontra-se em transição para o nível alfabético. Na linguagem interage de forma comunicativa quando indagada ou estimulada a falar.



                                                  OS TRÊS PORQUINHOS

               PALHA                            TIJOLO                                          MEDO                     RABO                      LOBO                              MADEIRA                    CALDEIRÃO                      CASA              CHAMINÉ                       FELIZ                ÁGUA  FERVENDO                    CASA DE MADEIRA            CASA DE PALHA               CASA DE TIJOLO     PORQUINHO PRÁTICO      PORQUINHO CÍCERO     PORQUINHO HEITOR

                                         Palavras para relacionar ás gravuras
 

2 comentários:

  1. Luciara,gostei muito da atividade que você postou. Achei muito interessante,porque além de trabalhar noções básicas como espaço/tempo,trabalha também a construção da leitura e da escrita,bem como desenvolve estratégias para a comunicação,visto que é uma das maiores dificuldades das pessoas diagnosticadas com TGD/TEA. Parabéns! Abç! Ana Virginia

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, a atividade trabalha a linguagem, a sequencia dos fatos e traz as imagens para fortalecer o sentido e o significado das ações.

    ResponderExcluir